A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que cuida do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. Em resumo, o engenheiro mecânico é responsável por projetar e desenvolver motores, veículos, máquinas, equipamentos e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria.
Inscreva-se
O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Seleciona e dimensiona a matéria-prima, providencia moldes para fabricação, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança na linha de produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas.
As indústrias automobilística e aeronáutica são as mais tradicionais empregadoras do engenheiro mecânico, mas este profissional também é necessário em outros setores, como o de energia. Na exploração de petróleo, desenvolve máquinas e equipamentos para perfuração de poços e transporte de óleo e gás. Na área de biociências, o engenheiro mecânico também pode atuar em hospitais, clínicas e laboratórios em projetos de biomecânica, ergonomia, reabilitação e mecânica nos esportes. Por fim, existe ainda a possibilidade de atuar como autônomo na prestação de consultoria para projetos industriais.
O estudante nessa área precisa possuir afinidade não apenas em cálculos e raciocínio lógico, mas também ter uma boa compreensão de questões sociais e econômicas. Em adição, é necessário compreender também o conceito de sustentabilidade e se preocupar com o meio ambiente.
Engenheiro Mecânico