Jornada Científica UNESC 2020

Publicado em: 25 de setembro de 2020 - Digitais como nunca. Juntos como sempre.

 

DIGITAIS COMO NUNCA. JUNTOS COMO SEMPRE.

De 28 de setembro a 02 de outubro de 2020, via Zoom.

 

Inscreva-se aqui.

 

PROGRAMAÇÃO


DIA 28/09

19h – Abertura.

19h30h – Palestra: “Inteligência emocional em tempos de pandemia”, com Pedro Calabrez Furtado.

 

DIA 29/09

19h – Palestra: “Saúde coletiva e o SUS no enfrentamento à pandemia da COVID-19”, com Roger Ceccon, da Universidade Federal de Santa Catarina.

20h – Palestra: “A pesquisa epidemiológica em tempos de pandemia”, com Taísa Sabrina Silva Pereira, da Universidad de las Américas Puebla.

21h – Palestra: “Epigenética do neurodesenvolvimeto e suas implicações para função cerebral, comportamento e transtornos psiquiátricos”, com Samira da Silva Valvassori, da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

 

DIA 30/09

19h – Palestra: “Neuroeducação - Como a combinação entre educação e neurociência pode potencializar as aprendizagens”, com Marcelo Vivacqua.

19h - Palestra: "O constitucionalismo e as crises: reflexões sobre problemas atuais da sociedade", com Pedro Ivo de Sousa.

19h30min - Palestra: "Corrupção, democracia e controle social: o déficit de transparência em tempos de pandemia", com Rodrigo Monteiro da Silva.

20h - Palestra: "Percepção da corrupção e prevenção do Covid-19: uma questão de nexo causal", com Leonardo Augusto A. C. dos Santos.

20h – Palestra: “Internacionalização e as novas perspectivas no pós-pandemia", com Vanessa Bonini Panico.

21h – Palestra: “O mercado de gestão de pessoas no pós-pandemia”, com Andreia Bolzan Rodrigues.

 

DIA 01/10

19h – Palestra: “Avaliação de pós-ocupação (APO) e seus impactos recentes no ambiente construído. Principais conceitos e aplicação em estudos de caso", com Sheila Walbe Ornstein, da Universidade Federal de São Paulo.

20h - Palestra: "O uso de novas tecnologias no gerenciamento da construção", com Abdala Carim Nabut Neto, da Universidade de Brasília.

21h – Palestra: “Futuro do morar: insights e tendências de inovação sobre como as pessoas vão morar no futuro", com a equipe de consultoria e design da Questtonó.

 

DIA 02/10

19h – Palestra: “LGPD: como preparar empresas e sua carreira para ela”, com Gilberto Neves Sudré Filho.

20h – Palestra: “Uso de recursos tecnológicos e inovadores em tempos de ensino remoto”, com José Ivair Motta Filho.

 

Inscreva-se aqui.

 

CURRÍCULO DOS PALESTRANTES:


Pedro Calabrez Furtado

Doutor em Ciências (área de concentração: Psiquiatria e Psicologia Médica) pelo Laboratório de Neurociências Clínicas (LiNC) do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi professor e pesquisador do departamento de Ciências Humanas para a graduação, do Núcleo de Estudos em Ciências do Consumo, do Núcleo de Estudos em Gestão de Pessoas, do MBA em Ciências do Consumo Aplicadas e do MBA em Gestão de Mercados da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Professor convidado da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP) e do Instituto Europeo di Design. Professor da Casa do Saber. É mestre em Comunicação e Práticas de Consumo, pela ESPM. Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda e Ênfase em Gestão de Marcas, Produtos e Serviços. Possui experiências corporativas na área de Administração, com ênfase em Administração de Marketing, e na área de Comunicação Mercadológica. Atua predominantemente como divulgador científico e em conferências e workshops, bem como no canal NeuroVox (YouTube), abordando temas que enfoquem as relações entre cérebro, mente e comportamento.


Roger Flores Ceccon

Professor Adjunto dos cursos de Medicina e Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Doutor e Mestre em Enfermagem com Ênfase em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFRGS. É especialista em Gestão de Serviços de Saúde e especialista em Interdisciplinaridade. Líder do Grupo de Estudos da Escola de Saúde Coletiva UFSC (CNPq). Pesquisador do Grupo de Estudos em Saúde Coletiva e do Grupo de Estudos Rotas Críticas (UFRGS). Foi professor substituto no Bacharelado em Saúde Coletiva (UFRGS) no ano de 2016 e professor na UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta (2008 a 2012). Na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, atuou na Gestão da Atenção Primária à Saúde como assessor técnico, apoiador institucional e enfermeiro de Saúde da Família. Foi Coordenador do Serviço Especializado em HIV/AIDS, enfermeiro na Atenção Básica e no Pronto Atendimento Municipal do município de Cruz Alta - RS. Realiza pesquisas sobre gênero, violências, HIV/AIDS e Atenção Primária à Saúde.


Taísa Sabrina Silva Pereira

Possui Graduação em Nutrição pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo (2010), Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (2012), Mestre (2014) e Doutorada em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuou como pesquisadora no Grupo de Pesquisa de Nutrição e Saúde de Populações e como supervisora de exames clínicos no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto- ELSA Brasil/ UFES na Onda 2 (2012-2014). Atualmente é professora de tempo completo na Universidad de las Américas Puebla (México).


Samira da Silva Valvassori

Possui graduação em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) sob a orientação do prof. Dr. João Quevedo. Fez doutorado sanduíche pela Universidade de Toronto (University of Toronto), Canadá, sob a supervisão de Ana Cristina Andreazza e Trevor Young. Atualmente é professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UNESC. Atua principalmente no seguinte tema: alterações neuroquímicas e comportamentais em modelos animais de mania e depressão.


Marcelo Vivacqua

Mestre e Doutor em Produção Animal - Biotecnologia da Reprodução; Especialista em Neurociência aplicada à educação. Membro da International Youth Neuroscience Association. Atuou como professor de nível superior e Coordenador de Pesquisa, Extensão e Inovação. Pesquisador e Inventor desenvolvedor de composições farmacêuticas patenteadas no Brasil e exterior, indicadas para a esterilização não cirúrgica e tratamento de câncer em animais mamíferos tendo sido premiado em 13 feiras internacionais de inovação por estes trabalhos. Fundador e Presidente da Associação Brasil Internacional dos Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores (ABIPIR). Membro do Comitê Executivo e representante da Federação Internacional das Associações dos Inventores (IFIA), na América Latina. Criador e Coordenador Geral do evento internacional integrante do circuito de inovação da IFIA, Innovacities - Feira Internacional de Ciência Aplicada, Invenções, Inovações e Negócios - já tendo organizado 10 edições (6 no estado do ES, 3 no Paraná e 1 na África). Autor da metodologia Educacional e de Capacitação Profissional "Genoma da Inovação", certificada internacionalmente pela IFIA e já aplicado em escolas e empresas no Brasil e exterior. Atualmente é o CEO de empresa Conecta Consultoria em Negócios Internacionais e Diretor na América Latina da IFIA.


Pedro Ivo de Sousa

Doutor em Direito Constitucional na Scuola Dottorale Internazionale "Tullio Ascarelli" - Università degli Studi "Roma Tre" - IT (2010-2014). Mestre em "Direitos e Garantias Fundamentais" pela Faculdade de Direito de Vitória (2009). Especialista em Direitos e Garantias Constitucionais pela Faculdade de Direito de Vitória (2005). Professor da Escola de Estudos Superiores do Ministério Público/AESMP. Professor no Curso de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo - Direito Penal e Direito Processual Penal. Promotor de Justiça. Presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (2019-2021).


Rodrigo Monteiro da Silva

Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV); Especialista em Direito Público pela Universidade Gama Filho, RJ; Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo; Instrutor do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD); Professor em cursos de pós-graduação; ex-auditor do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo; Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo.


Leonardo Augusto de Andrade Cezar dos Santos

Possui mestrado em Corrupção e Estado de Direito (2015) e é doutorando em Estado de Direito e Governança Global pela Universidade de Salamanca (Espanha), sendo visiting foreign judicial fellow no Centro Judiciário Federal em Washington D.C (2016). Atualmente é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Crime de Colarinho Branco e Corrupção.


Vanessa França Bonini Panico

Graduada em Administração de Empresas pela universidade de Ribeirão Preto (1998), com especialização em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Armando Álvares Penteado (1995), especialização em Controladoria e Finanças pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia pela FEA/USP (1999) e Mestrado em Educação na Área de Ensino Superior pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Pontifícia Universidade Católica de campinas (2004). Atualmente é aluna especial do Programa de Doutorado de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Sua atuação profissional na Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP - possibilitou ampla experiência em diversas áreas, tendo sido Assessora Administrativa e Financeira de 1993 a 1998; foi auxiliar de Coordenação do Curso de Administração de 1998 a 2001; atuou como Diretora de Assuntos Comunitários e Estudantis de 2001 à 2011 e coordenou o Programa de Acompanhamento e Execução de Projetos Pedagógicos de 2008 a 2011. Desde 2000 até a presente data é Presidente da Comissão do Processo Seletivo; Membro do Grupo Gestor e membro do Conselho Universitário - representante da Administração Acadêmica. É membro da comissão Própria da Avaliação Institucional da UNAERP, desde 2009, e desde 2011 até o presente momento atua também como membro da Comissão de Reformulação do Plano de Desenvolvimento Institucional. Desde 2011 é Coordenadora da Diretoria de Projetos Estratégicos e da Divisão de Cooperação Interinstitucional, Internacional e Nacional da Universidade de Ribeirão Preto. Desde 2009 é Diretora do Colégio Técnico da AERP. Em 2014 foi nomeada Adviser do Centro de Aconselhamento do EducationUSA, em Ribeirão Preto, e eleita para a Diretora do FAUBAI - Associação de Assessorias de Instituições de Ensino Superior Brasileiras para Assuntos Internacionais.


Andreia Bolzan Rodrigues

Administradora, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC - Faculdade de Economia e Finanças, com mais de 15 anos de experiência nos processos de RH. Dedica-se às áreas Acadêmicas e Gestão de Pessoas Organizacionais. Fundadora do Projeto "Cada Profissão Uma Missão". Temas de interesse: Subsistemas de RH, Motivação, Produtividade, Qualidade de vida no trabalho, Desenvolvimento Humano e Organizacional, Estratégia, Gestão de carreiras, Ética, Cultura e Poder, Relacionamento Interpessoal. Como prática, possui experiência profissional tendo atuado como Gestora em indústria e comércio. Atua em Consultoria e Docência também. Atualmente é Business Partner na Suzano, atuando como parceira da Indústria, Team Member do Squad de Desenvolvimento, PO do Squad de Projetos Ágeis.


Sheila Walbe Ornstein

Concluiu o doutorado em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de São Paulo, em 1988. Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo. Publicou mais de 38 artigos em periódicos especializados e mais de 123 trabalhos em anais de eventos internacionais ou nacionais. Possui mais de 46 capítulos de livros ou livros publicados ou co-organizados e, ainda, mais de 280 itens de produção técnica. Orientou mais de 80 bolsistas de Iniciação Científica, mestrandos, doutorandos, além de pós-doutoranda e trabalhos de conclusão de curso. Recebeu 10 prêmios e/ou homenagens. Atualmente coordena uma pesquisa e participa de uma outra. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Avaliação Pós Ocupação. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Avaliação Pós-Ocupação, Ambiente X Comportamento, Conforto Ambiental, Qualidade na Construção, Edifícios de Escritórios, Avaliação de Desempenho, Usuário, Projeto de Arquitetura e Conjunto habitacional. Foi Vice-Diretora da FAUUSP no período de 1998 a 2002 e Chefe do Departamento de Tecnologia da Arquitetura da FAUUSP no período de 1994 a 1998. Realizou no período de 1989 a 2005 atividades de Pós-doutoramento na University of New Mexico (Albuquerque, EUA), na University of Arizona (Tucson, EUA), na City University of New York (EUA), na Faculty of Architecture - Technological University of Delft (Holanda) e no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Lisboa, Portugal). É consultora ad hoc da CNPQ, da CAPES, da FAPESP, além de integrante do Comitê Científico dos periódicos Pós (FAUUSP) e Ambiente Construído (ANTAC). É co-líder do Grupo de Pesquisa constante do diretório CNPq intitulado Qualidade e Desempenho no Ambiente Construído, desde 2008, é pesquisadora no Grupo de Pesquisa constante do diretório CNPq denominado ARQUITEC, desde 2017, e é bolsista CNPq nível 1C. Foi Vice-chefe do Departamento de Tecnologia da Arquitetura da FAUUSP (05/2008-05/2010) e reconduzida nesta função (05/2010 a 05/2012). Foi diretora de divulgação da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (2008-2010). Foi ainda Diretora do Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga) para o período 2012-2016.


Abdala Carim Nabut Neto

Engenheiro Civil, Doutor em Estruturas e Construção Civil na Universidade de Brasília (UnB) com MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2015. Mestre em Estruturas e Construção Civil também na Universidade de Brasília (UnB) e concluiu o MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2011. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em estruturas de concreto armado, estruturas metálicas, planejamento e controle de obras e gestão da qualidade. Nascido em Brasília, concluiu o ensino fundamental e médio na Escola Americana de Brasília. Ingressou na faculdade de Engenharia Civil aos 17 anos de idade. Tem grande interesse nas áreas que abrangem as ciências exatas em geral (engenharia, física, matemática entre outras áreas) bem como nas áreas que envolvem a informática, administração e gestão de empresas, pesquisas e empreendedorismo. Viagens Internacionais: Portugal; França; Estados Unidos (Nova York, Orlando, Miami, Chicago, Las Vegas, Los Angeles); Italia; Holanda; Inglaterra; Suíça; Mônaco; Alemanha; Hungria, Peru e Argentina.


Gilberto Neves Sudré Filho

Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da informação e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Diretor Técnico da APECOF - Associação Nacional de Peritos em Computação Forense. Certificado pela EXIN em Privacy Data Protection Foundation. Professor de Cibercrimes da EMERJ - Escola da Magistratura do RJ. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Instrutor da Acadepol - Academia de Polícia Civil do ES, na disciplina de Perícia Computacional Forense. Instrutor certificado da Academia CISCO. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação - Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Organizador da Conferência Security BSides Vitória. Membro fundador da CSA - Cloud Security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.


José Ivair Motta Filho

Graduado em Engenharia Civil (UFPR), Pós-Graduado em Administração de Escolas (FAE), possui MBA em Gestão Empresaria (FAE & Baldwin College) e também cursou Especialização em Principles of Technology (CORD International) na cidade de Waco (Texas-USA) e é Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University da Flórida. Atuou como docente por mais de 25 anos na cidade de Curitiba, como Professor de Física no Ensino Médio e Pré-Vestibulares, Docente de Matemática Aplicada e Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Superior, Professor de Metodologias Ativas de Ensino em cursos de Pós-Graduação, além de já ter atuado como Coordenador, Gestor e Diretor de instituições de ensino na capital do estado do Paraná. Co-fundador da Moonshot Educação, é Diretor Educacional da Silicon Valley Br, Head de EdTech na Beenoculus - principal Startup da América latina em desenvolvimento de soluções em Realidade Virtual para a Educação, Consultor Especialista em Metodologias Ativas de Ensino na 2M Treinamentos Gerenciais - onde atua como consultor de gestão administrativa e pedagógica, Palestrante de temas ligados à educação, tais como: educação disruptiva, metodologias ativas de ensino, ferramentas tecnológicas educacionais, as boas práticas pedagógicas na educação, educação para o século XXI, Educação 5.0 e Inovação em Serviços Educacional. É também Advisor do Circuit Launch Education Program no Vale do Silício (USA) e Community Connector da Singularity University Curitiba Chapter.


Questtonó

Premiada consultoria de inovação e design que transforma negócios para o agora: https://www.questtono.com/


* Todos os textos foram retirados da plataforma Currículo Lattes dos palestrantes e/ou informados pelos seus respectivos autores.

 

Inscreva-se aqui.

Mais destaques