Como a sua área está mudando com ele? É a partir dessa provocação que o Centro Universitário do Espírito Santo UNESC realiza, entre os dias 21 de setembro e 5 de outubro, a 10ª Jornada Científica e a 14ª Mostra Científica e Tecnológica.
Com o tema “O Futuro Mudou. E você?”, o evento reúne estudantes e professores de diferentes cursos em uma programação voltada à ciência, inovação, tecnologia e produção de conhecimento, propondo uma reflexão sobre as transformações que já estão impactando a educação, o mercado de trabalho e a sociedade.
A proposta da Jornada é olhar para essas mudanças não apenas como tendências, mas como parte de uma realidade que exige novas competências, novas formas de pensar e diferentes maneiras de atuar profissionalmente.
Em 2026, a Jornada Científica tem como eixo central o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, estabelecido pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
O tema se conecta a outros objetivos que também estarão presentes, de forma direta ou transversal, nas atividades do evento: ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
A programação foi pensada para aproximar diferentes áreas do conhecimento de discussões que estão transformando o cotidiano profissional e acadêmico. Entre os assuntos abordados estão as mudanças geracionais, o futuro do trabalho, a inteligência e a tecnologia, as cidades inteligentes e os impactos da transformação tecnológica na área da saúde.
Um dos destaques da Jornada é a presença de profissionais e pesquisadores com atuação em diferentes áreas. A abertura contará com o comunicador, professor e consultor Dado Schneider, que ministrará a palestra “O Futuro Mudou... Bem na Minha Vez”.
Especialista em mudanças e cooperação entre gerações, Schneider é Doutor em Comunicação pela PUC-RS, criador da marca Claro e autor dos livros O mundo mudou… Bem na minha vez! e Desacomodado. Sua trajetória reúne experiências nas áreas de comunicação, marketing, liderança, Geração Z e mercado de trabalho.
Também participam da Jornada Fernando de Oliveira Vieira, Everlam Elias Montibeler, Tatiana Furtado, Thais Xavier e Paula Renata Fereguetti, que trazem diferentes perspectivas para os debates.
Fernando de Oliveira Vieira é doutor em Educação, pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da UFF.
Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Complutense de Madri, Everlam Elias Montibeler atua na UFES e na UFRRJ, com pesquisas relacionadas a economia, cidades inteligentes e desenvolvimento urbano.
Na área da saúde, Tatiana Furtado e Thais Xavier contribuem para a discussão sobre gestão, qualidade, segurança e transformação dos serviços de saúde, junto com Paula Renata Fereguetti, professora do UNESC, Coordenadora do Programa de Residência em Medicina Veterinária e Coordenadora Clínica do Hospital Veterinário UNESC.
Além das palestras e debates, a 14ª Mostra Científica e Tecnológica valoriza a produção acadêmica desenvolvida pelos estudantes do UNESC, com apresentação de trabalhos nas modalidades Comunicação Oral e Pôster.
A Mostra representa um espaço para compartilhar pesquisas, experiências e projetos, aproximando a comunidade acadêmica da produção científica e incentivando o protagonismo dos estudantes na construção e disseminação do conhecimento.
Ao integrar diferentes cursos e áreas, a Jornada Científica UNESC 2026 reforça a importância de uma formação conectada às transformações do mundo e preparada para os desafios que já fazem parte do presente.
O futuro mudou. A pergunta agora é: como você está se preparando para ele?
Confira a programação
A programação completa da 10ª Jornada Científica e da 14ª Mostra Científica e Tecnológica do UNESC, incluindo datas, horários, locais e orientações de participação, está disponível em AQUI.
Para mais informações, os estudantes do UNESC podem procurar a Coordenação do seu curso ou entrar em contato com a CEPEG pelo telefone (27) 3723-3160.