COMUNICADO 01/2020 COMITÊ GESTOR DE CRISE CORONAVÍRUS (COVID-19) DO UNESC

13 de Março de 2020
COMUNICADO 01/2020/ COMITÊ GESTOR DE CRISE – CORONAVÍRUS (COVID-19) DO UNESC
 
Colatina-ES, 13 de março de 2020.
 
Aos: Membros da comunidade acadêmica do UNESC
Assunto: Prevenção contra o Coronavírus (COVID-19)
 
Considerando:
a) A declaração de pandemia do Coronavírus, por parte da Organização Mundial de Saúde;
b) O impacto mundial causado por essa pandemia, em todas as dimensões da vida em sociedade;
c) O recebimento, em 11 de março de 2020, do OFÍCIO-CIRCULAR Nº 3/2020/CGLNES/GAB/SESU/SESU-MEC, relativo à prevenção contra o Coronavírus;
d) A política de atenção e cuidado do UNESC com sua comunidade acadêmica;
e) O Plano de Contingência do UNESC para a prevenção contra o COVID-19
f) A marca da responsabilidade social que caracteriza a história do UNESC.
 
O Comitê Gestor de Crise – Coronavírus (COVID-19) do UNESC informa:
 
1. A comunidade acadêmica será comunicada sobre os principais alertas emanados dos órgãos competentes para a prevenção contra o Coronavírus (COVID-19), com promoção de atividades educativas sobre higiene das mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas comportamentais que devem ser tomadas ao tossir ou espirrar).
2. São de fundamental importância as ações efetivas de prevenção da disseminação do Coronavírus, especialmente os cuidados de higiene, convívio social e ambiental.
3. É importante que todos os membros da comunidade acadêmica mantenham a constante higienização das mãos com água e sabonete líquido e/ou preparações alcoólicas para as mãos (álcool em gel), a 70%.
4. Em havendo necessidade, deve ser feito o uso de lenços de papel, bem como seu descarte adequado.
5. Será intensificada a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços (carteiras, mesas, aparelhos, bebedouros, equipamentos e banheiros).
6. Não deve haver compartilhamento de copos, vasilhas ou garrafas. O uso de recipientes deve ser individual para o consumo de água, não havendo o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros.
7. Estão suspensas as atividades extracurriculares que envolvam aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo Coronavírus (COVID19).
8. Todo membro da comunidade acadêmica que apresente quadro gripal e/ou sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.), acompanhados, ou não, de febre deve ficar em casa, e/ou procurar por atendimento em serviço de saúde, mantendo-se afastado das atividades e comunicar à Instituição por meio do endereço eletrônico ouvidoria@unesc.br, com atestado de acompanhamento e tratamento, se for o caso.
9. Os estudantes intercambistas (alunos UNESC ou de outra Instituição) vindos do exterior não devem frequentar os ambientes universitários, guardando quarentena por um período de 14 dias.
10. O UNESC continua atento às medidas oficiais recomendadas pelos órgãos governamentais, contribuindo efetivamente para sua implementação.
11. Outras medidas internas que se fizerem necessárias para o bem-estar da comunidade acadêmica, diante do cenário que se apresenta, podem ser adotadas, com a respectiva divulgação junto aos membros da comunidade acadêmica. 
12. Toda a comunidade acadêmica está conclamada a dar a sua contribuição individual e coletiva à prevenção do Covid-19, para benefício de todos.
 
Atenciosamente,
 
Comitê Gestor de Crise – Coronavírus (COVID 19) do UNESC

Mais destaques