Jornada Científica UNESC

Publicado em: 02 de agosto de 2019

 

Conheça nossos palestrantes:

 

Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé

É um filósofo, escritor e ensaísta brasileiro de origem judaica e matriz conservadora. Seu livro Guia Politicamente Incorreto da Filosofia é um dos mais vendidos do Brasil segundo a lista da revista Veja. Começou a carreira na Medicina, graduando-se na Universidade Federal da Bahia. Depois cursou Filosofia na Universidade de São Paulo e fez doutorado pela mesma instituição em parceria com a Universidade de Paris. Realizou pós-doutorado da Universidade de Tel Aviv. Atualmente, é Vice-Diretor e Coordenador de Curso da Faculdade de Comunicação da FAAP; professor de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e de Filosofia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Escreve semanalmente no jornal Folha de S.Paulo e é autor de diversas obras, entre elas, O homem insuficiente: Comentários de Psicologia Pascaliana (2001) e Conhecimento na desgraça: Ensaio da Epistemologia Pascaliana (2004), Crítica e profecia: filosofia da religião em Dostoiévski (2003), Do pensamento no deserto: Ensaio de Filosofia, Teologia e Literatura (2009) e Contra um mundo melhor: Ensaios do Afeto (2010), O Catolicismo Hoje (2011) e Guia Politicamente Incorreto da Filosofia (2012).

 

Erineusa Maria da Silva

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na UFES, na linha de pesquisa Educação, formação humana e políticas públicas. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Graduada em Licenciatura em Educação Física pela UFES e em Direito pelo Centro Universitário de Vila Velha. Especialista em Direito do Trabalho, Previdência e Processo do Trabalho. Atualmente é professora na UFES e coordena o curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFES. Coordena os cursos de extensão "Cuidadores que Dançam" e o "CriaDança", pelo curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFES. É professora pesquisadora no Centro de pesquisa em formação inicial e continuada em educação física (Práxis) do Centro de Educação Física e Desportos e no NEPE - Núcleo de Estudos em Políticas Educacionais pelo Centro de Educação, ambos na UFES. É coordenadora e pesquisadora do NUPEGES - Núcleo Interinstitucional de Pesquisa em Gênero e Sexualidades - UFES/Estácio. É membro da Comissão de Direitos Humanos Cida Barreto da UFES e do Comitê Político da Conferência de Ações Afirmativas da UFES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: trabalho docente, formação docente, política educacional e estudos.

 

Djalma Quintino Malta Neto

Empresário. Formado em Administração de Empresas pela FAESA, possui MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gestão Estratégica de Serviços, ambos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). É Diretor do GRUPO DIKMA - grupo formado pelas empresas Dikma Serviços, Caex Serviços, Dikmaq Comercio e Serviços de Equipamentos e D&F Construtora. Atualmente é presidente da ASES – Associação dos Empresários da Serra, entidade que tem por missão “Contribuir com o Desenvolvimento Sustentável do Município da Serra em um trabalho conjunto entre empresas, poder público municipal, estadual e sociedade”.

 

Marco Zanqueta

Palestrante, comunicador, mágico profissional, ator e escritor. Especialista em estudos do comportamento humano. Criador da Palestra com Mágica e dos Programas de Treinamento Corporativo Vivencie o Novo. Ambos os programas, tem como diferencial a mistura de elementos lúdicos, sempre fazendo um paralelo com a vida dentro do mundo corporativo com um jeito moderno e pensando sempre em trazer resultados.

 

Flávio Cheim Jorge

Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC-SP. Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Graduação e Mestrado). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Foi Juiz Titular – Classe dos Juristas – do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo.

 

Andreia Friques

Presidente da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil; idealizadora e coordenadora da Primeira Pós Graduação em Nutrição Materno Infantil na Prática Clínica e Ortomolecular do Brasil, pela FAPES Saúde, SP; Nutricionista e Enfermeira com mais de 15 anos de atuação na área da saúde da gestante, criança e adolescente; escritora e palestrante.

 

Denio Rebello Arantes

Bacharel em Física e Matemática, formou-se mestre em Física e tem doutorado em Ciência dos Materiais. Após uma década na Unicamp, juntou-se à história do IFES em 1998, quando ingressou como professor no Centro Federal de Educação e Tecnologia do Espírito Santo – Cefetes. Em 2000, foi eleito para coordenar o Programa de Metalurgia e Materiais. Nesse mesmo ano, foi eleito para a presidência do Conselho de Administração da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia, Funcefetes, atualmente Facto. Em 2001, assumiu a Diretoria de Ensino do Sistema Cefetes. Eleito em 2008, ano de transformação do Cefetes em Ifes, foi eleito e passou a ocupar no ano seguinte o cargo de Reitor do IFES, para o qual foi reeleito em 2012. Em dezembro de 2011, foi eleito Presidente do Conselho Nacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – Conif. Como pesquisador, tem dezenas de artigos e capítulos de livros publicados e coordenou diversos projetos de P&D. Participou da preparação do Documento Base para políticas públicas de educação para o PROEJA. Em 2015, foi nomeado como representante da Rede Federal no Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). Em 2019 foi nomeado Diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo.

Mais destaques