Geralmente, os vestibulares do UNESC acontecem duas vezes ao ano, conforme previsão no Calendário Acadêmico publicado no site www.unesc.br.
Um vestibular geralmente ocorre próximo ao feriado de Corpus Christi, e o outro, próximo ao feriado da Proclamação da República (novembro).
As informações completas constam dos respectivos editais.

As inscrições acontecem via internet por meio do site www.unesc.br ou nos Setores de Atendimento dos nossos câmpus Colatina e Serra, de segunda a sexta-feira, em horários e períodos definidos no edital divulgado no site da Instituição.
O candidato deve ter em mãos as informações sobre RG, CPF, endereço e e-mail.
Para o Curso de Medicina, há um período anterior às provas, em que o candidato deve comparecer presencialmente ao Setor de Atendimento do Câmpus Colatina, munido de documento de identidade, para a coleta de impressões digitais e imagem.

Em princípio, para a inscrição não há necessidade de apresentação de documentos. No entanto, pode ser solicitado algum documento eventualmente necessário.

O candidato pode acessar a página web de inscrição, no link acompanhamento.

O candidato deverá comparecer ao local de prova, munido exclusivamente dos seguintes documentos: • Cartão de inscrição, retirado pela internet; • Documento de identidade original utilizado na inscrição.

É um processo seletivo realizado após as matrículas dos aprovados no vestibular, caso haja vagas remanescentes para determinado(s) curso(s). Há três formas de ingresso: • candidatos que participaram do ENEM e que apresentarem o Boletim Individual de Resultados para análise; • candidatos portadores de diploma registrado de curso superior; • concludentes do ensino médio, mediante prova de Redação.

A ocorrência de Processo Seletivo para Vagas Remanescentes de Medicina está condicionada à existência de vagas.

Podem se candidatar alunos do Curso de Medicina de outras Instituições, bem como portadores de diploma de graduação de alguns cursos relacionados à área de saúde, conforme edital do processo seletivo.

Sim. O candidato à vaga somente poderá ingressar por meio do Processo Seletivo de Vagas Remanescentes ou do Vestibular. Alunos de Medicina provenientes de instituições estrangeiras deverão trazer, além da documentação mencionada em Edital específico: • visto de estudante ou visto de permanência no Brasil. • documentos escolares autenticados pelo Consulado Brasileiro, no país que os expediu, e traduzidos por tradutor juramentado.

Se houver vagas remanescentes no curso de interesse do egresso, o interessado não precisa participar de um novo processo seletivo (exceto para ingresso no curso de Medicina). Nessa hipótese, o egresso pode requerer matrícula, como diplomado. O egresso do UNESC possui desconto na parcela da semestralidade (com exceção do Curso de Medicina), conforme as regras publicadas no site do UNESC.

Sim. São destinadas vagas específicas para cada curso (com exceção do Curso de Medicina), conforme especificado nos respectivos editais.

O candidato pode concorrer ao programa Bolsa UNESC/ENEM onde são destinadas bolsas para cada 1ª opção de curso, aos alunos com aproveitamento no ENEM, que não tenham zerado a parte objetiva ou a redação. A classificação dos inscritos, que fizerem a opção pelo uso do resultado do ENEM, obedecerá à ordem decrescente dos pontos obtidos pelos mesmos, até completar o número de vagas por curso destinadas à bolsa, conforme descrito em cada edital do vestibular. O candidato classificado no limite da quantidade de bolsas fará jus a uma bolsa de estudos de 30% (trinta por cento) do valor da parcela mensal da semestralidade, podendo, ainda, ocorrer a concessão de bônus adicionais para o melhor classificado.

O preenchimento das informações é realizado pelo formulário on-line. O comprovante do ENEM só é exigido no ato da matricula.

Se o candidato for classificado pela nota do ENEM, ficará dispensado das provas do vestibular.

O UNESC oferece 12 residências médicas:

  1. Anestesiologia;
  2. Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular;
  3. Cardiologia;
  4. Cirurgia Geral;
  5. Cirurgia Oncológica;
  6. Cirurgia Vascular;
  7. Clínica Médica;
  8. Ginecologia e Obstetrícia;
  9. Medicina da Família e Comunidade;
  10. Medicina Intensiva;
  11. Medicina Preventiva e Social;
  12. Pediatria.

 

Oferece, ainda, 1 residência em Enfermagem Obstétrica, 1 em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais e 1 multiprofissional integrada em Atenção na Terapia Intensiva.

Cada edital de processo seletivo de residência estabelece as condições para participação no processo seletivo.

O UNESC possui 2 programas de bolsas de estudos: Bolsa UNESC/ENEM e Programa BEPIV-UNESC. A quantidade de bolsas e o percentual de cada um são estabelecidos nos editais dos processos seletivos.

Bolsa UNESC/ENEM – No Programa Bolsa UNESC ENEM são destinadas bolsas para cada 1ª opção de curso, aos alunos com aproveitamento no ENEM, que não tenham zerado a parte objetiva ou a redação. A classificação dos inscritos, que fizerem a opção pelo uso do resultado do ENEM, obedecerá à ordem decrescente dos pontos obtidos pelos mesmos, até completar o número de vagas por curso destinadas à bolsa, conforme descrito em cada edital do vestibular. O candidato classificado no limite da quantidade de bolsas fará jus a uma bolsa de estudos de 30% (trinta por cento) do valor da parcela mensal da semestralidade, podendo, ainda, ocorrer a concessão de bônus adicionais para o melhor classificado. Podem concorrer às bolsas candidatos que atendam, simultaneamente, os seguintes requisitos: • tenham certificado de conclusão do ensino médio, obtido por via regular ou da suplência, conforme Portaria nº 391/MEC, de 07 de fevereiro de 2002; • tenham participado de qualquer edição do ENEM; • não tenham zerado a Prova de Redação do ENEM; • tenham obtido nas provas objetivas do ENEM média superior a 250 (duzentos e cinquenta) pontos; • não sejam alunos matriculados no UNESC.

Bolsa BEPIV-UNESC: O Programa de Bolsas de Estudo Pergentino e Ilaria de Vasconcellos destina-se, exclusivamente, a candidatos aprovados nos processos seletivos de ingresso dos cursos de graduação das unidades do UNESC, exceto o Curso de Medicina. O programa, baseado na meritocracia, leva em consideração, unicamente, a ordem de classificação dos candidatos aprovados nos processos seletivos e concede bolsas parciais de acordo com o que consta em regulamento próprio e demais normas/editais, que poderão ser publicados.

O UNESC é conveniado ao PROUNI e Nossa Bolsa, conforme legislação vigente.

PROUNI - O Programa Universidade para Todos (PROUNI) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. É destinado aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos. Mais informações no site: www.mec.gov.br.

NOSSA BOLSA - É um programa do Governo do Estado do Espírito Santo, destinado a alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas estaduais. Podem participar estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas capixabas, com renda per capita familiar inferior a 3 salários mínimos. O estudante será pré-selecionado com base na nota objetiva obtida no Exame Nacional do Ensino Médio. Mais informações no site: www.nossabolsa.es.gov.br.

 

Sim. O UNESC pode aceitar a transferência de bolsistas de outras instituições. Porém, o aproveitamento só ocorre após finalização do processo normal de transferência externa.

DOCUMENTOS DO CANDIDATO (cópias simples):
• Identidade;
• CPF;
• Certidão de nascimento ou casamento;
• Contracheques (três últimos ou seis últimos se receber hora extra ou comissão) ou outro comprovante de renda;
• Carteira de trabalho (parte da identificação, qualificação civil e contrato de trabalho mesmo quando estiver em branco);
• Comprovante de residência;
• Declaração de imposto de renda , mesmo quando isento, no site: http://www.receita.fazenda.gov.br/
• Boletim com as notas do Enem;
• Histórico escolar do ensino médio – 3 séries em escola pública;
• Declaração racial;
• Declaração de 100% bolsa quando for estudante de ensino médio particular;
• Extrato bancário dos três últimos meses.

DOCUMENTOS DO GRUPO FAMILIAR
• Identidade;
• CPF;
• Certidão de nascimento ou casamento, divórcio, ou óbito dos Pais; (se os pais não possuírem certidão de divórcio/averbação, fazer uma declaração de separação de corpos com firma reconhecida em cartório, e contendo testemunha);
• Declaração de imposto de renda mesmo quando isento no site: http://www.receita.fazenda.gov.br/
• Carteira de trabalho (parte da identificação, qualificação civil e contrato de trabalho mesmo quando estiver em branco);
• Contracheques (três últimos ou seis últimos se receber hora extra ou comissão) ou outro comprovante de renda;
• Extrato bancário dos três últimos meses

OBS.: 1 - se o candidato ou membro do grupo familiar não possuir carteira de trabalho ou renda ou conta bancária, deve fazer uma declaração a próprio punho contendo a assinatura do mesmo.
2 - caso necessário, a Instituição pode pedir outros documentos eventualmente julgados necessários à comprovação das informações prestadas pelo candidato ou a membros do grupo familiar.

Podem ser solicitados por terceiros, mediante procuração, por meio de requerimento.

Os documentos escolares e universitários, assim como todos os documentos expedidos no exterior, precisam sempre da legalização da embaixada ou do consulado brasileiro no país em que foram emitidos. A revalidação de estudos de nível médio é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação.

Tanto o trancamento quanto a reabertura de matrícula devem ser requeridos pelo aluno através de requerimento protocolado no Setor de Atendimento.

• Declaração de situação acadêmica; • Histórico escolar atualizado, constando informações do ENADE; • Matriz curricular do curso de origem; • Ementas das disciplinas de graduação cursadas pelo aluno.

De posse dessa documentação, o interessado deverá se dirigir ao Setor de Atendimento do UNESC, para solicitar uma Análise Curricular – Matrícula por Transferência Externa. Sua documentação será encaminhada à Coordenação do curso desejado, para que seja feita uma análise curricular e, consecutivamente, uma adequação do conteúdo já cursado pelo aluno. Todo o processo levará cerca de 15 dias úteis para finalização. Só então o candidato estará apto a efetivar sua matrícula.

O aluno pode negociar suas dívidas via Painel do Aluno ou procurar o Setor de Negociação de cada câmpus.

Para egressos anteriores a 2019: Para requerer o diploma, o egresso deve apresentar, no Setor de Atendimento, a seguinte documentação original que será digitalizada:

• Identidade;
• CPF;
• Título de Eleitor;
• Documento de Alistamento Militar;
• Comprovante de Quitação Eleitoral;
• Certidão de Nascimento e/ou Casamento.

Para requerimento feito por terceiros é obrigatória a apresentação de procuração. O prazo para entrega do diploma é de 3 meses.

Para egressos posteriores a 2019: Considerando a nova regulamentação para emissão e registro de Diploma, não será necessário requerer o Diploma, no Setor de Atendimento, porém, a cada semestre, o aluno terá um prazo para entregar a documentação original necessária para o registro, que será digitalizada:

• Quitação Eleitoral;
• Certificado de reservista ou dispensa do serviço militar;
• Certidão de nascimento ou casamento.

O prazo de entrega do diploma é de 60 dias após a colação de grau.

- Para a emissão da 2ª via do diploma, o egresso deverá solicitar ao Setor de Atendimento o requerimento próprio, preenche-lo e autenticar firma em cartório.

- A emissão da 2ª via do diploma tem um custo de R$ 30,00.

Sim. Cada convênio é específico. Portanto, é interessante entrar em contato com o NAC, em caso de convênios para estágio, e com Setor de Atendimento para os demais convênios.

Ao acessar o site do UNESC (www.unesc.br), clique no link “PAINEL DO ALUNO” localizado no canto superior direito e depois clique em “ESQUECI A SENHA”, localizado abaixo dos campos USUÁRIO e SENHA. Na nova página, preencha os campos com seus dados, conforme abaixo, e clique em ENVIAR. Após o processamento aparecerá uma mensagem de confirmação: • MATRÍCULA: com o número que se encontra em sua Identidade Estudantil, sem espaços, pontos ou traços, apenas números
• DATA DE NASCIMENTO: indique sua Data de Nascimento (dia, mês e ano).
• CPF: prencha seu CPF sem espaços, pontos ou traços, apenas números.
• NOVA SENHA: crie uma senha numérica de 06 (seis) dígitos.
• CONFIRMAR NOVA SENHA: repita a senha cadastrada. As senhas digitadas nos dois campos devem ser iguais.

Ao acessar o site do UNESC (www.unesc.br), clique no link “PAINEL DO ALUNO” localizado no canto superior direito e preencha os campos USUÁRIO (com sua matrícula) e SENHA, e clique em FAZER LOGIN. Caso tenha esquecido ou não tenha senha, clique em ESQUECI A SENHA e preencha os campos. Uma vez dentro do Painel do Aluno, localize “PORTAL UNESC” no final do MENU localizado do lado esquerdo da tela. Clique no link para acessar o Portal.

Sim. As bibliotecas do UNESC são abertas ao público externo. Para acessar o interior das bibliotecas basta se dirigir ao setor de catracas e retirar a carteirinha de visitante que será utilizada para ter acesso às dependências das bibliotecas. Em cada biblioteca, Colatina e Serra, nossos colaboradores poderão auxiliar no processo de pesquisa e localização das publicações. Mais informações sobre nossas bibliotecas podem ser acessadas no link: http://www.unesc.br/biblioteca

Para obter informações sobre pós-graduação ”lato sensu”, o interessado pode acessar o link “Pesquisa Pós-Graduação e Extensão”, no topo site do UNESC (www.unesc.br), ou entrar em contato com o CEPEG:

CEPEG Colatina: Telefone: (27) 3723-3058 - de segunda a sexta-feira, de 08h as 11h30min / de 14h as 18h. E-mail: cepeg.colatina@unesc.br

CEPEG Serra: Telefone: (27) 3243-8841 - de terça a sexta-feira, de 13h as 21h. E-mail: cepeg.serra@unesc.br